Loana Fim é o Começo…

20 12 2012

Posso escrever os versos mais tristes essa noite, mas nenhum conseguirá retratar o vazio de perder uma amiga querida…

Mais de uma semana se passou, mas ainda estou no processo de luto, deixei de ir à festa da empresa no qual eu trabalho porque acredito que cada um a sua maneira passa por um processo psicológico emocional destinado a superação da perda.

Ainda inconformada, mas acreditando ser capaz de escrever algumas coisas, relembro de cada momento que passamos juntas…

Conhecemos-nos na faculdade e logo no inicio do primeiro ano letivo sem forçar nada nos tornamos amigas. Sabe aquela história de que não são os opostos que se atraem e sim os iguais? Exatamente isso!

Inicialmente éramos apenas eu e Fernanda Matta, logo incluímos no nosso ciclo de amizade Loana Fim e Debora Meister, que por sinal eram amigas inseparáveis. Por fim, não menos importante, surge a Michele Lima fechando o quinteto inseparável. 

Estudamos juntas, saímos juntas, viajamos juntas… E se tivéssemos oportunidade ainda faríamos muitas outras coisas…

Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis, porque concordam sempre uma com a outra e não se desgrudam, acho que de certa forma éramos assim…

Ao final de quatro anos tornamo-nos jornalistas! Cada uma foi para o seu canto, mas meu contato com a Michele e a Loana eram frequentes. Luciana Vidal foi uma surpresa boa na minha vida. Na faculdade era apenas oi e tchau e numa ocasião já como jornalistas, que não me recordo ao certo, viramos amigas de verdade!!! Que nem adultas, sabe?

Apesar de existir um carinho imenso por vários amigos, algumas amizades que eu julgava serem eternas ficaram apenas naqueles anos dourados…

Recordo-me também de algumas pessoas que me proporcionaram momentos muitos felizes como: Fernanda Matta, Priscilla Rosa, Fabricia Furuzava, Camila Gouveia, Guilherme Codazzi, Jorge Fernandes, Max Ramon, Flávia Giovana, Tatiana Schimidt, Sérginho, Paula Garcia, Lucia Helena, Augusto Rocha, Sandra Mara, Melina, Suzan Monreal, Glauco Xavier, Odirlei Silva e Wilson Silvaston.

Claro que algumas amizades eu nunca deveria ter me afastado… A Fernanda é uma dessas! Não sei como, nem por qual motivo, mas nos distanciamos tanto, que só de pensar sinto-me diminuída. Lembro como se fosse ontem, ter recebido a noticia do casamento dela pela Loana: “Como assim? A Fernanda casada, não estou sabendo!?”. E a resposta consoladora foi: – Neguinha não fica triste, essas coisas acontecem!

Doía saber que por alguma razão já não fazíamos mais parte da vida da outra…

E dessa época apenas Loana Fim, Luciana Vidal e Michele Lima tornaram-se amigas para a vida toda! E todas as três, marcaram presença na minha vida. E acredito, que eu na delas!

Nesse ano, consegui indicar a Loana para trabalhar comigo na revista e nesse período nos falávamos duas, três e até quatro vezes por dia ao telefone. Algumas vezes estressadas, outras era só gargalhada… O senso de humor dela era algo que me fazia muito bem… Quantas risadas!

Uma das suas frases era: – Neguinha estou cansada de escutar pão de queijo, pão de batata e pão na chapa, o que eu faço? (Detalhe: ela era responsável por cobrir as comidinhas de São José dos Campos, e padaria, diga-se de passagem, tem de monte na cidade).

Outras vezes, seu telefonema era só para saber se eu estava bem e para me dar os seus conselhos, porque ela e a Lu acabaram sendo as minhas conselheiras amorosas e espirituais.

Almoçamos juntas, visitamos a Luciana juntas e na nossa ultima conversa estávamos marcando duas coisas: tomar outro café na casa da Lu para comemorar sua gravidez e marcar um almoço em dezembro (data da chegada da Michele ao Brasil).

Com os olhos marejados, e com uma dor difícil de explicar relembro cada palavra daquele ultimo telefonema…

Hoje minha amizade por ela não se mostra através do meu sorriso, e sim das minhas lagrimas…

Amizade não é finita, é eterna. Não se finda com a morte, se torna mais forte…

Adendo: “Antes de publicar esse texto, Fernanda Matta me enviou uma mensagem. Coincidência ou não! Mas a Loana lá de cima anda fazendo a sua parte!”

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ações

Information

5 responses

20 12 2012
Sandra Mara

Ka, minha linda, minha amiga. Lindo,emocionante, triste,recordações, saudade boa dessa epoca. Sei que e muito triste a perda de uma pessoa que amamos, eu mesma estou sem acreditar ate agora, e para falar a vdd, andando pela rua esses dias, parece que qdo algumas pessoas passavam perto de mim eu via o rostinho dela, aquele jeitinho meigo, delicado de falar. Doe muito, mas ela esta ao ladinho de Deus e e nisso que eu penso qdo ela me vem cabeça.Esquecer nunca a esqueceremos mas aos poucos Deus nos confortara. Qdo a saudade doer psra amenizar um pouco a dor, olhe essas fotos e lembre dela sempre com esse sorriso encantador. Te amo minha amiga

21 12 2012
Suzan Monreal

Adorei Kátia, chorei ao ler. Vc disse tudo!

21 12 2012
Rafaela Oliveira

Kátia,
Parabéns pelo texto…lindo e muito emocionante.
Saudade dessa época boa!

21 12 2012
Lucia Helena Issa

Kátia,
Lembro-me tanto daquele ano em que eu, voltando da Itália, fiz algumas matperias comvcs e tive a oportunidade de vivenciar momentos que ficarão para sempre tatuados na minha alma. Eu a conhecia através de vc e senti uma tristeza imensa também. Penso no ser humano lindo que vc é e no que deve estar sentindo agora… Força minha amiga. Suas palavras tocaram minha vida e meu coração agora.

28 12 2012
Edy Haru Furutani

Linda sua mensagem!Assim como vc minha amizade por ela sera eterna!Me distanciei quando vim pro japao!E muito dificil acreditar mas ela agr sera um anjo em nossas vidas ate nos encontrarmos novamente!Parabens pela sua homenagem!

Deixe um comentário

