Mensagem ao meu Passado

29 06 2015

Carta ao PassadoOntem, ao olhar a programação do cinema, vi entre outros títulos “O Exterminador do Futuro”. Lembrei-me da trilogia “De volta ao Futuro”, do filme “Em algum lugar do Passado”, “Click”, “O homem do futuro”…

Enfim…

Fiquei pensando, martelando e me fazendo a pergunta “E Se eu pudesse de alguma forma me contatar no passado”?

Acho que seria mais ou menos assim…

Querida Kátia Leal de 2005

Sei exatamente onde você está nesse momento. Acabou de terminar a pós-graduação na Unitau crente de que irá realmente trabalhar com Jornalismo pelo resto da sua vida. Está escrevendo seus primeiros textos, sem nem imaginar que isso se tornará uma válvula de escape para tudo na sua vida. Namora há sete anos e nesse momento começa a enfrentar a crise dos 7.

Acertei?

Então, deixa eu te falar umas coisinhas que eu morreria para saber se pudesse estar na sua pele neste momento. Em primeiro lugar, saiba que o tempo passa muito depressa. Você está aí, achando que dez anos demoram uma vida pra passar, mas saiba que é num piscar de olhos. Ontem eu estava aí. Hoje eu estou aqui, dez anos mais velha, e achando que ainda sou dez anos mais nova do que você é.

Não se preocupe, eu continuo igual fisicamente, sei por que além das pessoas falarem, eu ainda tenho muitas fotos para recordar. Me acho até mais bonita agora. E mais inteligente.

Nesses últimos dez anos você fez outra faculdade, trabalhou na Editora Abril, voltou-se para a área de RH e utiliza a comunicação como uma estratégia nesse departamento. Não se prive! Sabe aquela sua experiência empresarial onde tudo começa com a falta de comunicação? Daqui a 10 anos você estará trabalhando com isso, num patamar de gente grande. Então adiante a vida e busque todos os cursos nessa área, pois isso vai te dar um prazer e um retorno que você nem imagina.

Sabe aquela sua melhor amiga que se distanciou devido a um relacionamento estável? Não se preocupe, ela vai continuar sendo sua grande amiga. A propósito não durou tanto esse relacionamento. (Cláudia)

E o seu namorado da crise dos 7? Você terminou, voltou, terminou novamente e namorou por um tempo outra pessoa. Então não se sinta culpada! Tudo tem um propósito.

Nesse meio-tempo, perdeu uma grande amiga, mas quase três anos depois ainda se recorda da gargalhada dela, e de quanto eram amigas na faculdade. (Loana Fim)

Conheceu outras amigas. Uma fotografa (Janaina) uma investigadora (Elke) e uma esteticista (Viviane). Divertem-se horrores, viajam para vários lugares e são felizes. Poucas amigas, mas verdadeiras. Até o momento, eu acho que sim!

Sabe aquela sua amiga do teatro? Sim! Ela foi empresária, está estudando artes, encontrou uma pessoa bacana e hoje dá aulas. Sim! Ela continua sua amiga! (Raquel)

Você conseguiu assistir a uma Copa do Mundo. Brasil ganha! E que emoção você passa!

Agora também tenho uma notícia que você não vai acreditar. Pasme! Você começou a gostar de sertanejo. Sim! Queimou a língua!!! Hahahahaha. Conselho? Nunca diga nunca!

Sua irmã Kelly? Fique tranquila! Irá se casar com o Rodrigo! Então se tiver algum estresse entre os dois (como no dia da despedida de solteiro da Claudia), não fique preocupada, será só um estresse, no final tudo vai dar certo!

A Keila? Ah! Essa continuará te dando trabalho e usando seu carro pra baixo e pra cima! Mas irmã é pra essas coisas.

Tem outra dica que eu quero que você leve para sua vida… Nem sempre a primeira impressão é a que fica! Flávia Saad se tornará sua grande amiga!

Eu sei! É uma surpresa! Mas é fato!

Você hoje tem um cachorro e acreditando ou não, sua mãe adotou primeiro. Ela adora! Então ele é um tipo de irmão caçula que você insiste em chamar de “bebezinho da mamãe”.

Outra coisinha, você desapontou sua loucura sendo irritantemente sensata; e se manteve estática quando o ideal era chutar as canelas das situações. Mas isso não foi ruim! Temos sim que engolir sapos. Siga esse caminho!

Deixou de ser tão sentimental… Muitas vezes, segurou o choro pra abrir o berreiro só lá na sua casa… Sozinha. Deixou de dizer as palavras que te engasgavam para engoli-las… A seco.

Conheceu muitos dos seus ídolos da música; mas continuou fã da banda The Cramberries. E claro como boa fã, foi no show deles em sua turnê pelo Brasil. Imagina a festa que você fez!?

Nessa ultima década você saiu da sua casa para uma aventura “alone”. Que progresso! A terapia ajudou… Sim! Você faz terapia!

Você ainda não se casou, não teve filhos, nem teve sobrinhos. Mas, agora alcançando muitos dos seus objetivos, quem sabe?

Nessa década, você aprendeu e desaprendeu… Atou e desatou alguns nós… Falou e calou… Caiu e levantou…

Tudo não será como o planejado, mas te vejo muito feliz com suas escolhas. E se essa carta não te empolgou, mude o rumo! Aposte em outra coisa!

Então é isso, Kátia (versão 2005). Espero que esses conselhos tenham sido úteis a você de alguma forma. Gostaria muito que a Kátia de 2025 me enviasse uma carta dessas, para que eu pudesse tomar um atalho qualquer. Mas quero que você saiba que de alguma forma, você vai se sair bem. Você é muito feliz do jeito que está hoje e tenho que te agradecer por ter me permitido chegar até aqui.

Viva intensamente esses dez anos que nos separam.

Com relação a isso, não me preocupo, eu sei que você vai viver.

Te espero aqui em 2015!

Uma linda viagem para você!

Carinhosamente;

Kátia Leal de 2015

Ações

Information

Deixe um comentário

